quarta-feira, 2 de abril de 2014

Princípios da Certificação Ambiental



 ISO 14001

A ISO 14001 é uma norma internacionalmente reconhecida que define o que deve ser feito para estabelecer um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) efetivo. A norma é desenvolvida com objetivo de  criar o equilíbrio entre a manutenção da rentabilidade e a redução do impacto ambiental; com o comprometimento de toda a organização. Com ela é possível que sejam atingidos ambos objetivos.


O que está na ISO 14001:

  • Requisitos gerais
  • Política ambiental
  • Planejamento da implementação e operação
  • Verificação e ação corretiva
  • Análise crítica pela administração


Isto significa que devem ser identificados os aspectos de seu negócio que impactam o meio ambiente e compreender a legislação ambiental relevante à sua situação. O próximo passo é preparar objetivos para melhoria e um programa de gestão para atingi-los, com análises críticas regulares para melhoria contínua. O BSI pode periodicamente auditar o sistema e, caso conforme, certificar a sua companhia na ISO 14001.


Para quem ela é relevante?

Impactos ambientais estão se tornando um tema cada vez mais importante no mundo, com pressão para minimizar esse impacto oriunda de uma série de fontes: autoridades governamentais locais e nacionais, reguladores, associações comerciais, clientes, colaboradores e acionistas. As pressões sociais também aumentam em função da crescente gama de partes interessadas, tais como consumidores, organizações ambientais e não governamentais de minorias (ONGs), universidades e vizinhos.


Então, a ISO 14001 é relevante para todas as organizações, incluindo desde:

  • Sites únicos até grandes companhias multinacionais
  • Companhias de alto risco até organizações de serviço de baixo risco
  • Indústrias de manufatura, de processo e de serviço; incluindo governos locais
  • Todos os setores da indústria incluindo setores públicos e privados
  • Montadoras e seus fornecedores 



 Normas da ABNT

A Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, foi fundada em 1940 e, até os dias atuais, é um órgão de normalização técnica na indústria tecnológica do Brasil. A ABNT  é uma instituição privada sem fins lucrativos.


A ideia inicial para fundar a instituição surgiu em 1937, durante a 1ª Reunião de Laboratório de Ensaios de Materiais. Nessa reunião foram debatidas questões relacionadas ao aprimoramento de pesquisas e consolidação de novas tecnologias.
No fim da década de 30, a ideia de se fundar a ABNT, uma entidade brasileira responsável pela normalização de nossa indústria, amadurecia até a fundação em 1940. A ABNT ganhou relevância no Brasil e iniciou sua projeção no exterior.
No ano de 1947, ajudou a fundar a International Organization for Standardization (ISO), sendo a sua representante exclusiva no Brasil, a International Electrotechnical Comission (IEC) e a Associação Mercosul de Normalização (AMN).
Em 1961, ajudou a fundar a Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas, cuja primeira reunião ocorreu no Uruguai. Essa instituição responsável pelas normas técnicas nas Américas, cuja sigla é COPANT, tem o principal objetivo de planejar e implementar normas técnicas nos países membros em prol do desenvolvimento científico e industrial.
A sua participação na fundação do Comitê Mercosul de Normalização ocorreu em 1991, no intuito de integrar o mercado único entre os membros do Mercosul, cujo convênio viria a ser firmado em 1999. A partir daí, o Comitê passou a ser referido como Associação Mercosul de Normalização (AMN).
A partir dos anos 60, a ABNT foi reconhecida pela lei como Órgão de Utilidade Pública e, em 1992, por meio da Resolução n°7, expedida pelo Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, a ABNT passou a ser reconhecida como único foro de normalização no Brasil.
Em algumas situações, a entidade passou por algumas dificuldades financeiras, durante os anos 70, 80 e 90, mantendo-se graças aos esforços de seus colaboradores e associados e, anos depois, durante a crise do Real ocorrida em 1999, que remeteu a ABNT num período de quase falência.
Em 2003, a ABNT se recuperou pela introdução de novas diretrizes administrativas e pela conquista de sua credibilidade. Até os dias atuais, a ABNT é vista como referência de segurança e credibilidade no quesito de padronização e qualidade de produtos utilizados na produção e na prestação de serviços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário